O Dr. Gabriel Magalhães, biomédico especialista em estética avançada, revela como o botox age e porque é preciso reaplicar periodicamente: “O botox age inibindo a contração muscular da região onde é aplicado, evitando o surgimento de rugas e marcas de expressão. No entanto, cada organismo reage de uma forma e a duração da aplicação pode variar de 3 a 6 meses. Contudo, existem cuidados que podem ser tomados mesmo fora dos consultórios para que a aplicação do botox tenha maior duração”, revela.
Evitar calor ou aumento de temperatura na região aplicada
Isto vai desde exposição ao sol com certa frequência, muito tempo em cozinhas industriais de alta temperatura, sauna, secador de cabelo e chapinha próximo a região também.
Utilizar óculos de grau ou de sol
É importante evitar o simples fato de franzir a testa e entre as sobrancelhs pra leituras ou com incidência de raios solares. Por isso, caso sinta dificuldade visual, use óculos.
Não fazer caretas ao realizar atividade física.
A própria liberação de radicais livres durante atividades de alta intensidade já prejudica a durabilidade da toxina. Franzir o rosto ou fazer caretas durante o treino ainda piora a situação.
Cuidado com o uso de anti inflamatórios, antibióticos e corticóides.
O uso dessas substâncias diminui a durabilidade. Por isso é muito importante também evitar a auto-medicação em tempo de covid-19.
Aumente a sua vitamina D
A baixa de vitamina D faz cair a durabilidade dos resultados do botox. É preciso mesmo durante a quarentena tomar um solzinho no horário recomendado ou suplementar com a vitamina sob a orientação de um profissional habilitado.
Evite o aumento do cortisol
Situações de estresse provocam o aumento do Cortisol, que também faz cair durabilidade dos resultados do botox. Com a pandemia e os problemas, muitas pessoas têm apresentado níveis de stress alto, o que faz com que o botox dure menos também. Relaxe!