Começa hoje (24), em Nova Odessa, a distribuição dos 20.939 carnês de IPTU 2013 pelos Correios. A Prefeitura espera arrecadar R$ 18 milhões. A correção de 5,42% em relação aos carnês de 2012 corresponde ao índice de inflação oficial medido pelo IBGE.
Tanto a primeira parcela ou o valor total do imposto poderão ser pagos, com desconto de 10%, até o dia 10 de fevereiro, após essa data, os pagamentos poderão poderão ser feitos – sem desconto -, em até dez parcelas. A Prefeitura informa que um possível atraso na entrega dos carnês pelos Correios não deve prejudicar o contribuinte.
???O contribuinte que receber o carnê fora da data máxima de vencimentos, tanto para a primeira parcela, quanto para a parcela única, deve comparecer no setor de Tributação e Dívida Ativa da Prefeitura, para que possam ser corrigidos os valores e retirados os juros e a multa???, orientou a coordenadora tributária Neuraci dos Santos.
De acordo com o setor de Tributação e Dívida Ativa a média histórica de inadimplência no pagamento do imposto no ano do lançamento é de 35%. Já considerando esse percentual de inadimplência, a previsão de arrecadação em 2013 é de R$ 12 milhões.
Os carnês foram impressos e distribuídos pelo Santander, banco vencedor da licitação para impressão, distribuição e cobrança do imposto, mas o IPTU 2013 pode ser pago em qualquer agência bancária até o vencimento.
Vale lembrar que o desconto é maior que o rendimento médio anual da poupança, por isso a dica e orientação dos economistas e especialistas em Economia Doméstica é para que o contribuinte aproveite e pague à vista o imposto.