O Zoo Americana cuidava, desde novembro de 2012, de duas onças pardas capturadas no espaço da Usina Bom Retiro, em Santa Barbara d???Oeste, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ligado ao Ministério de Meio Ambiente. 
Após dois meses e meio de cuidados, o macho, que possuía oito fraturas nas patas e duas lesões, já se encontra sem as talas e em ótimo estado.

Segundo o veterinário Everton dos Santos, a soltura do animal é praticamente impossível. ???Cuidamos dele esse tempo, ele está em boas condições, porém o comportamento de vida livre dele, como a caça e subir em árvores, não será mais possível devido às lesões. O risco é muito grande, ele está vulnerável???, explicou.

Com cinco meses de vida, o filhote encontra-se em quarentena no parque e os cuidados atuais são apenas na prevenção de doenças. No prazo de 20 dias será reavaliada sua situação, e o seu destino decidido pelo ICMBIO. ???Esperamos que ele fique no parque e integre o nosso plantel???, demonstrou interesse o diretor do Zoo, Gustavo Malufe.