O Zoo Americana – Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco” – recebeu hoje, 21/02, 19 novos animais silvestres, entre aves e cágados, do Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, que faz parte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Dentre os animais, estão 12 aves e sete cágados.
Ainda em quarentena, os animais são três papagaio-de-peito-roxo (ameaçado de extinção), duas maitacas-bronzeadas, um periquito-da-caatinga, um tiriba-de-testa-vermelha, um papagaio-molero (ameaçado de extinção), um papagaio-galego, três papagaios-campeiros, seis cágados-da-lagoa e um cágado-de-barbicha.
Dos animais doados ao zoo, Americana já possuía quase todas as espécies. Segundo Gustavo Malufe, diretor do zoo, aumentar o plantel contribuirá para a reprodução em cativeiro. “Não tínhamos apenas o periquito-da-caatinga e o cágado da lagoa. Passamos a ter duas novas espécies no parque e buscaremos a reprodução deles em cativeiro, já que nosso programa é sucesso na administração desde 2009”, explicou.