No próximo dia 9, cerca de 40 mil homens que frequentam rituais secretos semanais, usam códigos para reconhecimento mútuo e se tratam socialmente como “irmãos” irão às urnas para escolher seu líder máximo. 
REGI??O, POLÍTICOS E ADVOGADOS- Americana conta com 3 lojas maçônicas e Santa Bárbara com 2. Maçons de Nova Odessa em geral frequentam as lojas de Americana. A maioria dos políticos da região têm boa relação ou são membros da maçonaria. O grosso dos ‘eleitores’ e ‘irmãos’ é formado por advogados.

Em quase 3.000 lojas maçônicas pelo país, os maçons que ostentam o título de “mestre” do Grande Oriente do Brasil (GOB) –o maior ramo da maçonaria brasileira– irão escolher seu próximo soberano grão-mestre geral. 
TRADI????O- Cheia de simbolismos, a organização reproduz internamente a hierarquia institucional da República, com deputados, juízes, governadores e outros. Dentro da instituição, e guardadas as proporções, o cargo em disputa equivale ao da presidente Dilma Rousseff.

A maçonaria costuma ser definida pelos próprios maçons como um clube que reúne “homens livres e de bons costumes”, patrióticos e engajados em promover os princípios do lema “liberdade, igualdade e fraternidade”.