Artigo – Para que serve o Sindicato dos Servidores?

Há duas semanas, o Sindicato dos Servidores de Americana passou uma lista em todos as repartições públicas municipais objetivando coletar a assinatura e opinião dos servidores sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pela Prefeitura. Democraticamente, os servidores votaram e a maioria decidiu que a proposta estava aquém do requerido. Assim, o ???não??? venceu, e o prefeito, através de seu representante Davi Ramos, deveria iniciar uma nova rodada de negociações, respeitando a decisão da maioria.

Ocorre que o Prefeito, que sequer estava no Brasil para acompanhar o desenrolar dos fatos, enviou a Câmara um projeto concedendo o reajuste que ELE achava coerente, desrespeitando a decisão da maioria. Foi um grande ???tapa na cara??? dos servidores municipais. O prefeito deixou bem claro que o sindicato ???come em sua mão???, já que o presidente da entidade, Aires Ribeiro, abaixou a cabeça e nada fez em defesa da categoria. ?? evidente que não se poderia esperar outra reação de uma entidade que há tempos não realiza uma eleição transparente para a troca de diretoria e que possui, entre a maioria de seus dirigentes, comissionados do governo Diego. 
Penso que, na História do Sindicalismo no Brasil, nunca se viu tamanha aberração, já que dentro de uma entidade trabalhadora estão homens de confiança do patrão. Seria a mesma coisa de ter, na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, executivos da Ford, Fiat, GM e VW.
O sindicato dá, ainda, uma grande ???banana??? para a população ao reivindicar que o prefeito mantenha o funcionamento das repartições públicas por apenas meio período. ?? o povo pagando pelos acertos de bastidores, onde o único objetivo é a vantagem a qualquer preço, mesmo que a conta seja paga pelo contribuinte.
Hugo Inácio de Castro – Sociólogo