De olho nas informações sobre o novo surto de gripe (Influenza) que já afeta grandes cidades, inclusive a capital do Estado e a Grande São Paulo, a Prefeitura de Nova Odessa já se prepara para a eventualidade de um aumento abrupto na procura pelos serviços de Saúde da cidade. Os mais de 30 leitos prontos respiratórios da Rede Municipal continuam de prontidão.

 

Por determinação do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, o secretário de Saúde de Silvio Corsini fez uma visita técnica na tarde de quinta-feira (23/12) ao HMNO (Hospital e Maternidade Municipal) e ao “Posto Avançado” na antiga UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada. A intenção é acompanhar de perto o movimento em ambos os serviços.

 

Atualmente, a antiga UR funciona como “extensão” da UBS (Unidade Básica de Saúde) 5, oferecendo atendimentos de rotina à população dos bairros da região Oeste da cidade. Mas toda a estrutura para funcionamento como Unidade Respiratória continua montada. O Posto Avançado conta com 20 leitos de baixa e média complexidade, todos com capacidade de oxigenação através de rede de gases, além de todos os equipamentos e salas necessários para uma eventual retomada como Unidade Respiratória.

 

O mesmo vale para a “Ala Respiratória” do próprio HMNO, que tem 11 leitos prontos e que pode ser utilizada a qualquer momento novamente como unidade de apoio para pacientes com sintomas respiratórios de baixa e média complexidade.

 

De acordo com o diretor do Hospital, o médico Lucas Bento, o número de atendimentos nos últimos dias aumentou, mas para gripe comum. “Recentemente, vem aumentando o número de pacientes com síndrome gripal procurando por atendimento, e em Nova Odessa não é diferente. Apesar de os números não serem altos, houve sim um crescimento perceptível na quantidade de pessoas com sintomas gripais procurando os nossos serviços”, explicou.

 

Segundo o médico emergencista, é possível que esses novos casos de gripe tenham aumentado em plena primavera e início do verão por causa do final de ano, período de festas e maior aglomeração. “Mas graças a Deus os números de casos de Covid-19 não têm aumentado e a média vem se mantendo baixa”, salientou.

MANTENHA OS CUIDADOS

 

Mesmo em se tratando de gripe comum e de a situação estar relativamente sob controle, Lucas explica que “os cuidados devem ser mantidos, especialmente com as crianças”. “Pedimos que a população continue mantendo a precaução, usando máscaras em locais de grande movimentação e higienizando as mãos com álcool em gel. E mantenham a cautela com as crianças, que costumam estar mais propensas a contrair a gripe”, frisou o médico.

 

Para ofertar um bom atendimento à população, somente Clínica Médica do Hospital Municipal, são mantidos quatro médicos por plantão, fora os especialistas, além de outro plantonista no Posto Avançado do Alvorada.

 

“A gripe é uma doença respiratória e seu vírus é transmitido pelo ar, por meio de gotículas expelidas em tosse ou espirro. Temos tido casos de gripe sazonal, e nossos profissionais estão preparados para atender a população. A Secretaria de Saúde tomou medidas para aumentar o número de profissionais no Hospital visando maior rapidez e agilidade. E a UBS 5 também está pronta para atender e dar todo o suporte necessário à população, nos casos mais leves de gripe ou até mesmo Covid”, comentou o secretário Silvio Corsini.