O presidente da Câmara de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, recebeu um comunicado do Procon (Órgão de Defesa do Consumidor) confirmando a autuação da agência da Caixa Econômica Federal de Nova Odessa por desrespeito à legislação de proteção ao consumidor. Pelé denunciou o descaso da instituição com seus clientes, que são obrigados a aguardar atendimento do lado de fora da agência, enfrentando sol, chuva ou frio, de pé e sem nenhum conforto.

Pelé já havia flagrado a situação e expôs os vídeos na sessão ordinária da Câmara no dia 02 de março, quando foi aprovado o projeto de sua autoria que unificou a legislação municipal que diz respeito às instituições bancárias que oferecem serviços em Nova Odessa. No dia seguinte o presidente formalizou a denúncia na agência do Procon no município, cobrando providências.

Na última semana Pelé recebeu o comunicado do Procon informando que dois fiscais do órgão estiveram em Nova Odessa no dia 18 de março para fiscalizar as condições de atendimento da agência da Caixa Econômica. “Foi constatada irregularidade no atendimento (demora) e a agência autuada”, informou o comunicado.

“Entrei em contato com o Procon e fui informado de que os fiscais constaram a má prestação de serviço, com demora anormal para o atendimento dos clientes e que a autuação foi imediata”, disse Pelé.

O Procon não informa se foi arbitrado valor de multa. Apenas informa que o processo segue agora os trâmites normais. “Já tivemos uma vitória, uma prova de que precisamos insistir na busca por nossos direitos e pelo respeito à nossa população. Espero que seja estipulado um valor alto de multa para que a agência tome providências e que esse tipo de ocorrência não se repita. Até porque, se o serviço continuar ruim, serei o primeiro a fazer novas denúncias nos órgãos competentes”, completou Pelé.

Entre outros temas, a legislação municipal prevê a obrigatoriedade de atendimento aos clientes exclusivamente no interior das agências e o limite de tempo máximo para o atendimento, que é de 15 minutos em dias normais e 25 minutos em vésperas e pós-feriados.

A Caixa Econômica enviou uma nota ao NM:

  1. Nota da CAIXA

A CAIXA informa que permanece realizando ações para melhorar o atendimento e evitar fila nas agências. Nesse sentido, o banco ampliou o número de empregados e colaboradores para fortalecer sua rede de atendimento, inclusive nas unidades que concentram grandes números de pagamentos de benefícios sociais, a fim de dar celeridade ao atendimento e oferecer um serviço de qualidade a todos os cidadãos.

A Agência Nova Odessa funciona das 11h às 16h. Os clientes não precisam madrugar para ir ao banco. Todos os clientes que chegam até o horário de fechamento da unidade são atendidos no mesmo dia.

A unidade reforçou o atendimento com dois novos empregados desde 2021. A agência também realiza a recepção qualificada dos clientes antes da abertura para pré-atendimento aos clientes preferenciais, distribuição de senhas, orientações sobre produtos, serviços e canais de atendimento CAIXA.

A CAIXA assume papel estratégico ao viabilizar as políticas sociais do Governo Federal e a prestação de assistência à população que mais precisa, em especial no pagamento de benefícios sociais. Nesse momento, o banco está realizando o pagamento do Auxílio Brasil, do Saque Extraordinário do FGTS e do Abono Salarial para milhões de beneficiários. 

A CAIXA destaca ainda que em todos os atendimentos são observadas as prioridades legais tais como, idosos, gestantes e portadores de deficiência além de prestar informações sobre canais alternativos de atendimento, como CAIXA Tem, unidades lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui.

A instituição atua de forma a prevenir e cuidar da saúde e segurança dos seus empregados, colaboradores e clientes, adotando medidas preventivas para o controle dos riscos de transmissão da Covid-19, o que limita a quantidade de clientes dentro das unidades.

Clientes que necessitem de atendimento presencial também podem procurar os seguintes locais no município:

■ Premium Loterias Ltda – R. 1 De Janeiro, Centro;

■ Thiago & Daniel Loterias Ltda – Av. Ampelio Gazzetta 2827 Sala 02 Zona De Producao Industrial;

■ Juncker Garcia Loterias Ltda Av. Ampelio Gazetta 1800 Sala 7 Jd. Sta Rosa;

■ Bueno Loterias Ltda – Rua Oscar Araium Jd. Monte Das Oliveiras;

O banco possui canais alternativos de atendimento por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), do Internet Banking CAIXA e dos aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS e Auxílio Brasil, dentre outros (www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos).

Por telefone, os clientes dos programas sociais contam com a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões). Os canais de atendimento da CAIXA estão disponíveis em www.caixa.gov.br/atendimento.