Quanto custa a beleza? Para Larissa Tomásia e Lucas Guimarães, R $1 milhão. As transformações físicas da ex-BBB chamaram atenção nas redes sociais após sua participação no programa. Em seu Instagram, ela postou uma foto comparando o antes e depois de seus procedimentos estéticos com Lucas, seu amigo de longa data. Enquanto Larissa colocou lente nos dentes, silicone, botox, mega hair e fez preenchimento com ácido hialurônico nas olheiras, o influenciador fez Lipo HD no abdômen, harmonização facial, tratamento para o cabelo crescer e coloca botox regularmente. Dr Luiz Haroldo Pereira, referência em cirurgia plástica no Brasil com mais de 40 anos de experiência, fala sobre o perigo do excesso:
“A busca incessante pela perfeição pode ter graves consequências. Muitos não ficam contentes com os resultados e querem cada vez mais. Além disso, toda cirurgia tem uma possibilidade pequena de insucesso, mas o problema é que tem muitos falsos cirurgiões plásticos despreparados e sem título de especialista realizando estes procedimentos, e, infelizmente, em alguns casos, as pessoas pagam com a vida.”
O médico, pioneiro da lipoaspiração no Brasil, fala também da importância de se ter um intervalo entre algumas intervenções: “Realizar cirurgias estéticas como uma prótese de mama e uma lipo HD, por exemplo, é compatível, mas não devem ser feitas ao mesmo tempo. A parte dentária e de botox também, não há problema em investir nesse tipo de intervenção, mas é necessário um espaço entre eles.”
Apesar do custo elevado, os frutos de algumas modificações faciais são temporários, e envolvem uma reposição após alguns meses: “O ácido hialurônico, usado no botox e na harmonização facial, precisa ser renovado depois de 4 meses. Ao invés do ácido, usaria a gordura que foi retirada na Lipo HD como preenchimento para o rosto, já que possui resultados mais duradouros, de 8 meses a 1 ano. Por isso esses procedimentos são caros, é necessário ter essa reiteração constante”, explica o cirurgião.
Profissionais
As intervenções estéticas, feitas com responsabilidade, trazem efeitos muito positivos. Dr Haroldo comenta sobre a importância de conhecer o profissional escolhido: “É preciso escolher um bom cirurgião, que seja verdadeiramente especialista em cirurgia plástica. Alguns médicos vendem ‘facilidades’ que resolvem tudo em um instante, e muitas vezes não possuem o estudo necessário. Muita fantasia e segredo não são saudáveis. É possível sim realizar todos esses procedimentos, desde que seja de forma correta.”
Além disso, o médico alerta sobre o perigo de fazer qualquer operação em consultório, já que não possui a estrutura necessária em situações de emergência: “Toda intervenção tem seus riscos. É essencial realizá-la em hospitais ou clínicas que têm condições de segurança para resolver imprevistos durante esse processo”.
Pré e Pós Cirúrgico
Em seu Instagram, Lucas Guimarães compartilhou o pós-cirúrgico de sua lipoaspiração em alta definição. Nas mídias, o influencer aparecia de cinta apertada e com dificuldades para andar até o banheiro. Dr Haroldo comenta sobre como é a rotina logo após a cirurgia: “Esse tipo de lipo precisa de repouso completo no início, e drenagens também. Além disso, o paciente fica de cinta por 3 semanas, como Lucas mostrou. Após 1 mês, está liberado para qualquer tipo de exercício.”
Antes de fazer qualquer procedimento, é necessário realizar uma série de exames para garantir que esse é seguro de acordo com seus resultados: “É essencial exame de sangue e cardiológico para calcular o risco cirúrgico, além de conhecer bem o profissional escolhido”.