A Microsoft soltou um alerta para todos os usuários do Facebook aqui no Brasil: um novo malware (vírus) que, disfarçado de extensão para Google Chrome e add-on de Firefox, começou a circular tendo como alvo o sequestro de contas da rede social.
Detalhe: até aqui o vírus parece funcionar com foco nas páginas de Facebook de brasileiros, inclusive com comandos específicos em português.
O arquivo tenta manter uma atualização legítima para os navegadores. Uma vez baixado, o vírus monitora se o computador infectado está logado em uma conta do Facebook e tenta fazer o download de um arquivo ???config??? que inclui uma lista de comandos para a extensão do browser.
A partir daí, o malware é capaz de executar ações típicas do Facebook, como ???gostar??? de uma página, compartilhar, postar, se juntar a um grupo e conversar via ???chat??? com os amigos que fazem parte da conta ???infectada???.
Há informações que faltam ainda. Por exemplo, não está claro como o vírus se instala ou mesmo quantas infecções já podem ter ocorrido. Além disso, a capacidade do vírus pode ser maior: ele é capaz de modificar mensagens, URLs, páginas de Facebook a qualquer momento.