Depois de solicitar alteração de informação ao Google Maps, o presidente da Câmara de Nova Odessa, vereador Vagner Barilon (PSDB) também está dando “pitacos” positivos no Censo do IBGE. Participando ativamente dos trabalhos do tipo na cidade, o vereador recebeu dirigentes do Instituto da região em seu gabinete e sugere a criação de novas regiões administrativas dentro do âmbito local, para que os dados estatísticos sejam bem detalhados.

Segundo Barilon, “com essas regiões administrativas é possível, por exemplo, saber quantas crianças e idosos existem em um determinado bairro”. Ele também está analisando junto aos dirigentes do IBGE se as últimas alterações no mapa – trocas de territórios entre Nova Odessa e Sumaré – estão inseridas no IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo).
A próxima contagem populacional será em 2015 e no ano seguinte haverá o Censo Agropecuário (população rural e características). Até 2010 a Agência de Sumaré era responsável por Nova Odessa, mas a partir de agora a jurisdição é em Americana, incluindo ainda Santa Bárbara d’Oeste. A população de Nova Odessa em de 2010 era de 51.242 habitantes, enquanto a estimativa de 2012 é 52.627 moradores.