A Secretaria de Saúde de Americana realizou 397 exames de papanicolau
no mutirão que ocorreu neste sábado (18), em dez unidades básicas de saúde. Durante o mutirão, as equipes das unidades também realizaram 275 pedidos de mamografias.
O mutirão faz parte da programação voltada à prevenção do câncer de colo do útero, cuja mobilização acontece anualmente em março, bem como ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 do mesmo mês.
Participaram da ação as unidades básicas de saúde dos bairros Vila Mathiensen, São Vito, Vila Gallo, Parque Gramado, Parque da Liberdade (anexa à UBS Gramado), São Domingos, Parque das Nações, Praia Azul, Antônio Zanaga e Jardim Alvorada. Elas permaneceram abertas entre 8h30 e 15 horas, para o atendimento às mulheres.
As unidades onde houve maior procura foram as dos bairros Praia Azul (67), São Vito (54), Antônio Zanaga (53), Mathiensen (53) e Parque Gramado (51).
“A procura ficou além das nossas expectativas. O mutirão ao sábado acaba sendo uma oportunidade para as mulheres que não conseguem fazer o exame durante a semana”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Eliana Vilas Boas.
“O município já oferece os exames, que são agendados na rotina das unidades, porém, durante o mês da mulher nós ampliamos essa oferta”, comentou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.
Prefeitura investe R$ 270 milhões/ano na saúde
O secretário de Saúde Danilo Carvalho Oliveira também atribuiu a alta procura como reflexo das dificuldades que muitas mulheres têm de acessar os serviços de saúde durante a semana. “É preciso considerar que muitas mulheres só dispõem do sábado para buscar algum serviço de saúde. Isto acontece por razões diversas, sendo o expediente de trabalho durante a semana uma das principais”, concluiu.
Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento