O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d???Oeste e mais seis sindicatos que compõem a Fetratex (Federação dos Trabalhadores Têxteis do Estado de São Paulo) se reúnem nesta quinta-feira, 4, para elaborar um plano de ação das manifestações e atos que serão realizados no Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações, (11).
A reunião acontece na sede da entidade em Santa Bárbara d???Oeste, a partir das 10h. Participarão do encontro, sindicatos dos trabalhadores das cidades de Campinas, São Paulo, São Bernardo do Campo, Jundiaí, Araraquara e Itu. Juntas, as entidades representam cerca de 60 mil trabalhadores têxteis.
No dia 11 de julho, manifestações e greves acontecerão em todo o país lideradas pela Força Sindical em conjunto com outras centrais sindicais, a UNE e o MST. A decisão foi tomada na sexta-feira passada, dia 28 de junho, em reunião realizada na sede da Força Sindical, em São Paulo.
Diversas categorias de todos os Estados paralisarão suas atividades. As reivindicações do ato são fim do fator previdenciário, jornada de 40 horas semanais sem redução salarial, reajuste digno para os aposentados, mais investimentos em saúde e educação, transporte público de qualidade, fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização, reforma Agrária e fim dos leilões do petróleo.
Pauta Trabalhista
O Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações acontecerá como forma de protesto contra a falta de interesse da presidente Dilma Rousseff em atender as reivindicações dos trabalhadores. A Pauta Trabalhista foi aprovada e divulgada para a sociedade brasileira na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em 2010 no Pacaembu. Em março deste ano, ela foi reapresentada para a presidência da República, ao Congresso Nacional e ao STF (Supremo Tribunal Federal).