A Gama está com inscrições abertas para crianças participarem do Desfile de 7 de Setembro

ao lado dos patrulheiros. Já é tradição da (Guarda Municipal de Americana), a formação de um pelotão infantil para comemorar a data cívica.

Ao todo, são 50 vagas abertas, e os interessados podem efetuar a inscrição diretamente no link https://forms.gle/Uk8D94oen65AAS9T7 ou pelo site da Gama (www.gama.sp.gov.br), clicando em “Inscrições 7 de Setembro”, na parte superior da página. Os ensaios estão previstos para começar no dia 22 de julho, sempre aos sábados, a partir das 15 horas, na sede da Guarda Municipal, na Praça Tiradentes.

Gama abre inscrição para pelotão mirim no Desfile de 7 de Setembro

LEIA: Chico anuncia letreiros turísticos no calçadão e portal

Ao fazer a inscrição, os pais ou responsáveis devem estar cientes de que serão responsáveis pelos custos com uniformes, coturno, boina ou boné das crianças.

 

Prefeitura faz ação educativa em Festa Julina Ecológica

A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana realizou, no sábado (8), uma ação educativa durante a Festa Julina Ecológica “Arraiá na Praça”, realizada pela Organização Ações Sementinhas, na Praça Manoel Françoso (Rapadão), região do Jardim Brasília. O prefeito Chico Sardelli, o vice Odir Demarchi e o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, prestigiaram o evento.

A Unidade de Educação Ambiental promoveu atividades com crianças e adultos. “Foram construídos brinquedos alusivos à Festa Julina, com o reaproveitamento de materiais da coleta seletiva e imagens que refletem ações que provocam poluição como descarte irregular, queimadas, maus-tratos aos animais. Os participantes derrubavam as latas com bolas de meias e aprendiam mais um pouco sobre maneiras de preservação e reciclagem”, explicou a diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke.

Outros jogos elaborados para a festa foram a Boca do Palhaço, construído com reaproveitamento de caixa de papelão e bola de meia, e também o Jogo de Argolas, confeccionado com reaproveitamento de garrafas e braceletes de festa, onde os participantes tinham que laçar os mascotes ambientais, personagens Limpilda, Lixildo, Recicláudio e Polualdo. Os prêmios foram mudas de salsinha.

A equipe da Unidade de Educação Ambiental também distribuiu material educativo como cartilha com o tema bem-estar animal, uso racional da água, além  de sementes de girassol e material educativo do Amor Exigente.

Além dos jogos educativos, foram realizadas outras atividades voltadas ao público infantil, como contação de história sobre o tema Borboleta, criação do Jardim Sensorial para atrair borboletas na Praça, plantio de lavanda e gazânia, atividade de percepção dos sentidos, realizada pela massoterapeuta Ana Paula Alexandre, atividades musicais e de dança lúdica sobre o tema Meio Ambiente.

Foi exposta na Praça a mascote da Secretaria de Meio Ambiente, a “Senhora Sementinha”, e também realizada uma exposição do Jequitibá e peças de arte confeccionadas com reaproveitamento de troncos.

O evento contou ainda com pula-pula e cama elástica gratuita e bingo infantil com incentivo à matéria de matemática, com cartela grátis e prêmios sustentáveis para as crianças, como canecas retornáveis e brinquedos.

O evento teve os apoios da Secretaria de Meio Ambiente, Amor Exigente, grupo da Catequese Nossa Senhora da Penha, Ambrata – Associação dos Moradores do Jardim Brasília, Capela São Mateus, Escola Estadual Professora Antonieta Ghizini Lenhare, GPA – Grupo de Proteção Ambiental, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, entre outros.

A festa teve o conceito de sustentabilidade. As barracas foram construídas com reaproveitamento de resíduos e troncos e os enfeites, com reaproveitamento de tecidos. Participaram do evento cerca de 1.100 pessoas, segundo os organizadores.

O secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, falou sobre a união dos moradores para a realização do evento. “Acompanhamos a montagem e organização da festa e agradecemos a parceria com a Edna Camilo, da Ações Sementinhas, e todos os apoiadores que se uniram em torno do tema da Festa Julina para promover esta ação em prol do meio ambiente”, disse.

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP