UNIHORTAS é criada em Americana
Com o apoio de representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Americana e da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Casa da Agricultura, cerca de 21 horticultores participaram, na segunda-feira (24), da assembleia geral de fundação da Associação dos Horticultores de Americana e Região – UNIHORTAS.
O secretário adjunto de Meio Ambiente e coordenador do Setor de Hortas da Unidade de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Neto Franzatto, acompanhou a reunião. “O processo de criação da Associação é importante para que os horti cultores possam existir legalmente e com organização para fortalecer o segmento na cidade”, explicou.
A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a CATI, promove e apoia diversas ações, cursos e capacitações junto aos horticultores e agricultores da cidade, buscando promover a agricultura urbana.
O Setor de Hortas apoia e incentiva a criação de associações e cooperativas com o objetivo de fortalecer a agricultura urbana e abastecer o comércio interno.
“Americana tem mais de 80 hortas para o atendimento da população. O fortalecimento da agricultura urbana será fundamental para o aprimoramento dos trabalhos, introdução de novas tecnologias e melhoramento da produção. Teremos também a 1ª Feira de Agricultura Urbana, na Fidam, em agosto. É um avanço para o desenvolvimento da cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, FAbio Renato de Oliveira.
O responsável pela CATI Americana, o engenheiro agrônomo Sergio Rocha Lima Diehl, falou sobre o trabalho realizado em prol da agricultura. “A CATI tem uma equipe que dá apoio aos horticultores e agricultores para fornecer orientações. A extensão rural se inicia pela organização do setor. O objetivo é dar visibilidade à agricultura urbana, com a necessidade de políticas públicas específicas”, disse Sergio.