A equipe de controle vetorial, da Secretaria de Saúde de Sumaré, finaliza na próxima semana a pesquisa de Avaliação de Densidade Larvária (ADL). A investigação irá apontar os níveis de infestação do Aedes aegypti em todo o município, além de identificar os recipientes (pneus, caixas d???água, vasos) onde há mais incidência de larvas do mosquito transmissor da dengue nos imóveis.

O resultado da análise contribuirá na definição das medidas estratégicas de combate à dengue em 2014. O trabalho está sendo realizado por 33 agentes de endemias que estão divididos em 7 equipes espalhadas pela cidade de modo aleatório. O material coletado pelos agentes serão analisados pelolaboratório da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Campinas.  
A partir da estabilização do número de casos no município, a Vigilância Epidemiológica passa agora a realizar um trabalho de inteligência já apontando para o combate mais efetivo do mosquito no verão do próximo ano. A qualificação continuada dos agentes e a elaboração do novo Plano Municipal de Controle da Dengue são algumas das medidas tomadas neste sentido que já estão em andamento.