O Facebook tem trabalhado discretamente há mais de dois anos em um projeto que é vital para a expansão de sua base de 1,1 bilhão de usuários: colocar a rede social nos bilhões de baratos e simples “feature phones”, que praticamente desapareceram na América e na Europa, mas são ainda a norma em países em desenvolvimento, como a Índia e o Brasil.

A rede social anunciou os primeiros resultados da iniciativa, que se chama Facebook Para Qualquer Telefone. Mais de 100 milhões de pessoas, ou cerca de um em cada oito de seus usuários móveis no mundo inteiro, agora acessam regularmente a rede social a partir de mais de 3.000 modelos diferentes de celulares simples, alguns custando tão pouco quanto US$ 20.
Muitos desses usuários, que estão entre as pessoas mais pobres do mundo, pagam pouco ou nada para baixar o feed de notícias e o Facebook com o uso de dados subsidiado por operadoras de telefonia e fabricantes.
O Facebook começou muito recentemente a vender anúncios para esses clientes e, por isso, não ganha dinheiro com eles ainda. Mas os países em que o software está se saindo melhor –Índia, Indonésia, México, Brasil e Vietnã– estão entre os mercados de maior crescimento para o uso de internet e redes sociais, segundo a empresa de pesquisa eMarketer.
da Folha de S. Paulo.