Nota oficial enviada pelo ex-prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin (PDT.
ESCLARECIMENTO ?? POPULA????O
Em relação à matéria publicada no Jornal de Nova Odessa no dia 30 de julho, com o título “TCE manda Samartin e Salime devolverem R$ 50 mil por gasto ilegal na área da saúde”, venho a público ESCLARECER:
1. Em 2012, tomei conhecimento que no refeitório do Hospital Municipal estavam servindo refeições para funcionários terceirizados que trabalhavam no Hospital.
2. Diante disto, determinamos a imediata interrupção do fornecimento de refeições aos terceirizados e a abertura de sindicância para apurar os fatos.
3. Até o dia 31/12/2012, último dia do meu mandato, não havia recebido o relatório final com o resultado da sindicância, para poder tomar as devidas providências.
4. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, TCE, está ainda em fase de análise deste contrato de fornecimento de refeições. Desta forma, enviou a mim, à dona Salime e ao atual prefeito Bill o seguinte pedido de esclarecimento: ???Nesta conformidade, em homenagem ao princípio da ampla defesa, NOTIFICO, com fundamento no art. 30 da Lei Complementar Estadual nº 709/93, os responsáveis, Prefeitos à época e Atual, a fim de que, no prazo de 30 (trinta) dias, recolham as importâncias consideradas indevidas, se existentes, ou apresentem as justificativas que julgarem oportunas.???
5. Portanto, constata-se mais uma vez que a matéria jornalística é totalmente tendenciosa, pois omite que ainda cabe a apresentação de Recurso ao Tribunal de Contas, com as justificativas e as medidas adotadas na época.
6. A matéria foi produzida pelo assessor de Imprensa de confiança da Presidência da Câmara de Nova Odessa, comandada pelo PSDB. Daí vem o forte enfoque político da matéria na manchete, quando deveria ser técnico.
7. Em quase 18 anos como prefeito de Nova Odessa, todas as minhas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Câmara Municipal.
8. Dediquei minha vida a esta cidade, sempre pautado pela honestidade, pela ética e pela austeridade no trato do dinheiro público. A população reconheceu meu trabalho, e por isso fui eleito prefeito 4 vezes.
9. Não por acaso, entre mais de 5.500 cidades no Brasil, Nova Odessa é hoje a 62ª melhor para se morar segundo o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) divulgado semana passada pela ONU (Organização das Nações Unidas), com altos níveis de renda, longevidade e Educação medidos pelo Censo 2010 do IBGE.
10. A referida matéria de capa foi distorcida para atingir minha imagem e minha honra, assim como da ex-vice Prefeita, Professora Salime Abdo.
Sempre que me sentir prejudicado, tomarei todas as medidas cabíveis, informando corretamente a população de Nova Odessa para restabelecer a plena verdade dos fatos.
MANOEL SAMARTIN