Abrasel Campinas realiza curso de capacitação para 100 garçons
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A experiência do cliente dentro dos bares e restaurantes começa pelo atendimento, um dos pilares para a volta ao estabelecimento, o sucesso dos negócios e a saúde financeira da casa. Para ajudar empresários do setor a atingir essa meta, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Região Metropolitana de Campinas, em parceria com o Senac, lançaram um curso de capacitação. A primeira edição, iniciada nesta segunda e que se encerra quarta-feira (17 de julho), conta com a participação de 100 garçons de estabelecimentos da região.
Durante os três dias de curso, os profissionais indicados pelos bares e restaurantes associados da Abrasel RMC participam de uma programação intensa de cursos e palestras, com Max Pires, profissional com mais de 29 anos de experiência em treinamento no setor de alimentação fora do lar. O objetivo é capacitá-los para a melhoria do atendimento e, consequentemente, ganhos de produtividade e lucratividade.
A grade aborda temas como Atendimento é questão de entendimento, Neurovendas – Venda para a mente do cliente, Abordagem lucrativa, Sondagem, Demonstração, Vendas adicionais, Fãdelização – Não basta ser fiel tem que ser fã, Objeções, Ética do continuador, Vida real e, por fim, Continue a treinar.
“Um cliente é o mais importante visitante das instalações. Ele não depende de nós, nós é que dependemos dele. Não é uma interrupção no nosso trabalho, é a finalidade deste. Não é um estranho no nosso negócio, faz parte dele. Ao servi-lo, não estamos a fazer-lhe um favor, é ele que nos faz um favor ao dar-nos uma oportunidade para o servirmos”, explica Pires. Ele acrescenta que uma boa experiência proporcionada pelo atendimento eleva em até 30% o tíquete de vendas de um estabelecimento.
André Mandetta, presidente da Abrasel RMC, explica que a ideia da parceria com o Senac é resultado das demandas e necessidades identificadas junto aos empresários do setor, dentre elas melhoria da capacitação profissional, produtividade e de melhoria nas margens de ganhos.
“O setor de bares e restaurantes luta constantemente para se equilibrar financeiramente e manter as portas abertas e uma das chaves para isso passa pela equipe de colaboradores, especialmente de atendimento direto ao cliente”, conta. “Hoje, o setor tem à disposição ferramentas e indicadores que ajudam a medir índices como gastos, de maneira a ajudar no aumento da produtividade, redução de desperdícios e elevação do faturamento”, acrescenta.
Matheus Mason, conselheiro e responsável pela área de conteúdo e capacitação da regional, conta que a entidade criou no ano passado o projeto “Escada do Conhecimento”, voltado para a educação dos associados da regional com diversas iniciativas como cursos, palestras, workshops, treinamentos, visitas técnicas, encontros e o programa de Podcast da Abrasel, onde são tratados assuntos diretamente ligados ao setor e são ouvidos especialistas para dar dicas de melhorias e produtividade.
“Em uma das minhas buscas por especialistas capacitados a nos trazer conhecimento e informação, tive a oportunidade de assistir uma palestra do Max Pires onde me surgiu a ideia de traze-lo até Campinas para ministrar o primeiro curso de treinamento de garçons na cidade e nosso maior desafio como entidade era engajar no mínimo 100 colaboradores de nossos associados para termos o primeiro treinamento do “Garçom Vendedor”, que hoje se tornou uma realidade”, explica.
Mandetta diz que a ideia é transformar o curso em uma atividade recorrente. “Nossa ideia é termos mais uma edição para este semestre e até podermos ampliar o número de colaboradores, dependendo da demanda dos associados e do interesse dos próprios garçons”, explica. “E como fruto dessa parceria, estamos iniciando uma grade de cursos gratuitos e outros com desconto para os associados junto ao Senac”, acrescenta.
Profissionais que atuam com atendimento em bares e restaurantes interessados em fazer o cadastro para as próximas edições poderão entrar em contato pelo e-mail: projetosrmc@abrasel.com.br, ou pelo telefone (19) 99612-4388.
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