A Secretaria de Transportes e Sistema Viário de Americana realizou na última segunda-feira, 28/10, uma palestra educativa para cerca de 60 pessoas da cidade que cometeram alguma infração de trânsito. A palestra é realizada para conscientização dos motoristas, com o objetivo de diminuir acidentes.
Segundo o secretário da pasta, Décio Rosolen Filho, muitas vezes as palestras surtem mais efeito. ???Muitas pessoas cometem infrações médias ou leves e não entendem o real motivo disso. Com a palestra conseguimos criar um momento de reflexão nos motoristas e mostrar a consequência do ato que ele cometeu???, explicou.
Podem participar da palestra os motoristas que cometeram infrações médias (quatro pontos) ou leves (três pontos). Segundo o artigo 267, do Código Brasileiro de Trânsito, o motorista que ‘tiver essas infrações, pode converter a multa em advertência. ???A pontuação na carteira é realizada de qualquer forma, apenas o valor que seria pago é convertido???, acrescentou Rosolen.
RecursoO motorista que tiver esse tipo de infração pode entrar com recurso para análise e também ir ao Detran de seu Estado, com formulário e alegação de defesa devidamente assinados pela parte interessada ou procurador identificado; fotocópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto ou Cédula de Identidade (RG); qualificação completa do requerente (nome do interessado; endereço; números de RG, CPF e CNH) e dados do veículo (placa e marca/modelo) e cópia da Notificação de Autuação.