O democrata Bill de Blasio foi eleito nesta terça-feira prefeito de Nova York e substituirá o magnata Michael Bloomberg, que parte após 12 anos à frente da cidade, informou a imprensa americana.
De Blasio derrotou por ampla margem o republicano Joe Lhota, segundo projeções da CNN e do New York Times a partir das pesquisas de boca de urna.”Obrigado à cidade de Nova York”, escreveu De Blasio no Twitter logo após o fechamento das urnas.Todas as pesquisas apontavam para a vitória do democrata De Blasio, 52 anos, defensor público de Nova York e que se apresenta como um “progressista”.
Nova York, com 8,3 milhões de habitantes, é majoritariamente democrata e abriga uma população multiétnica, com 33,3% de brancos, 25,5% de negros, 28,6% de hispânicos e 12,7% de asiáticos.Mas nos últimos 20 anos a cidade foi governada pelo republicano Rudolph Giuliani (1994-2001) e por Bloomberg (2002-2013), um independente de passado republicano que entregará o cargo em dezembro próximo, após três mandatos.
Casado com uma afro-americana ex-lésbica seis anos mais velha do que ele e pai de dois adolescentes, De Blasio se apresenta como um “progressista” e como a antítese do atual prefeito.