Os cinco profissionais cubanos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que Sumaré recebeu no dia 31 de outubro, já atuam na Rede Municipal de Saúde, como médicos generalistas ??? os antigos ???médicos da família???, que atendem da criança ao idoso. Os cinco médicos, quatro mulheres e um homem, agora fazem parte do quadro de funcionários de cinco PSFs (Postos de Saúde da Família), em diferentes regiões da cidade.

A médica Yuritza Gonzales Companioni atende no PSF do Jardim São Judas Tadeu, Yudelkys Borrotto Martin, no PSF do Parque Industrial Bandeirantes, Yurilsa Lopes Espinoza, no PSF do Jardim Nova Terra, Yudegni Ortiz Fonseca, no PSF do Conjunto Habitacional Angelo Tomazin, e o único médico do grupo, Yoander Jumenez Perez, atende no PSF do Jardim Maria Antônia.

Os médicos terão carga horária de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 17 horas, com atendimentos aos pacientes clínicos, pediátricos (de baixa complexidade), ginecológicos (de baixa complexidade), visitas domiciliares, atendimento aos grupos atendidos nas unidades, entre outros serviços. Vale ressaltar que os médicos generalistas são especialistas no atendimento à família, com atenção especial voltada à prevenção e promoção à saúde.