O diretor de gestão operacional da EMTU, Evandri Losacco, esteve nesta quarta feira na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste para esclarecer dúvidas sobre o Corredor Metropolitano que ligará Santa Bárbara d’Oeste a Campinas. Losacco esclareceu que a função do ônibus metropolitano é ligar os municípios de maneira rápida e eficiente, ressaltando que algumas entradas que esses ônibus fazem hoje a diferentes bairros são de responsabilidade do transporte municipal. Ele ressaltou, no entanto, que o Corredor Metropolitano não deve prejudicar os passageiros, uma vez que, onde não houver linhas remanescentes da EMTU, ocorrerá integração dos dois sistemas de transporte, sem aumento no custo da passagem. ???O passageiro não vai pagar mais do que paga hoje. Essa é uma premissa do transporte metropolitano???, disse Losacco. Losacco também falou sobre o fim de algumas vagas de estacionamento na avenida Tiradentes, em locais de embarque e desembarque de passageiros, destacando que essa readequação deverá ser feita pela Prefeitura. Em relação aos passageiros da Zona Sul e do Conjunto Habitacional Roberto Romano, Losacco explicou que a EMTU tem estudado o aprimoramento no atendimento, principalmente em locais onde a população é obrigada a percorrer longos trechos a pé até o ponto de ônibus. No caso da avenida Santa Bárbara, que atualmente é o principal trajeto dos ônibus metropolitanos, Losacco disse que essa via vai manter linhas metropolitanos, apesar de o corredor principal ser implantado na avenida São Paulo.O Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas deve ligar Santa Bárbara d???Oeste até Campinas, passando por Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia. Entre as ações previstas, estão a implementação de faixas exclusivas para ônibus, adequação e melhoria do sistema viário (sinalização e comunicação), construção de terminais de integração e estações de embarque e desembarque. Com a mudança, a expectativa é que o tempo médio de viagem (ida e volta) seja reduzido em 15%.Em Santa Bárbara d???Oeste, a EMTU prevê a implantação de mais 2,5 quilômetros viários no final da avenida São Paulo, até o ribeirão dos Toledos, assim como a criação de faixa exclusiva junto ao canteiro central e de faixa preferencial à direita, com adequação do sistema viário existente. Também deve ser construída uma ponte sobre ribeirão dos Toledos, além de galerias fluviais, para a transposição dos córregos Mollon e Giovanetti. Outra obra prevista é o novo terminal metropolitano, na rodovia Luiz Ometto, duas estações de transferência, além de pontos de paradas.