O deputado estadual Chico Sardelli (PV) presidiu esta sexta reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo em Sumaré. A prefeita Cristina Carrara (PSDB) participou da abertura do evento. Com a proposta de descentralizar os trabalhos da Frente e facilitar a participação dos guardas, vários encontros estão acontecendo pelo interior do Estado. O último deste ano será em Pirassununga, dia 6 de dezembro.

Entre os assuntos abordados na reunião, Sardelli orientou os presentes sobre a possibilidade de convênio com o governo do Estado para que as Guardas tenham acesso ao sistema Infocrim. Para isso, a Prefeitura deve fazer um ofício à Secretaria de Segurança Pública solicitando o convênio com a cidade. ???Esse sistema pode ajudar muito os guardas nas ocorrências, tendo informações sobre a pessoa, o veículo, os índices de criminalidade do município, por exemplo. ?? uma ferramenta muito importante, que as Guardas já podem ter acesso, bastando fazer o convênio???, comentou.

A reunião de hoje contou com a presença de representantes das cidades de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste, Campinas, Atibaia, Sumaré, Leme, Gauíra, Ribeirão Preto, Várzea Paulista, São Paulo, Sorocaba, Capivari, Rafard e Monte Mor. Também estiveram presentes o presidente local do PV, Ivan Ravagnani, o presidente da Abraguardas (Associação Brasileira das Guardas Municipais), Ezequiel Faria, o suplente de vereador de Capivari, GCM Gilmar de Jesus Leite, e o vereador de Monte Mor, GCM Alan de Souza, vereadores, entre outras autoridades.