Ajude os animais e não solte fogos esta noite
Na noite desta virada de ano, muitos brasileiros vão usar fogos de artifício para comemorar a chegada do novo ano. O NM pede que os moradores da região evitem o uso de fogos.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
Quem não resistir e quiser usar fogos, ajude os animais e as crianças autistas usando fogos sem estampido (barulho).
Com a aproximação das festas de fim de ano, cresce o uso de fogos de artifício em celebrações particulares e públicas. A CPFL Paulista alerta que, embora tradicionais, esses artefatos exigem atenção redobrada quando acionados próximos à rede elétrica, já que o manuseio inadequado pode causar acidentes graves, interrupções no fornecimento de energia e também o descumprimento de legislações vigentes.

“Os fogos de artifício podem oferecer riscos significativos quando utilizados perto da fiação. Uma trajetória desviada ou o simples impacto contra cabos pode causar desde desligamentos até acidentes com choque elétrico”, orienta Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia. Além dos riscos elétricos, a CPFL ressalta que a soltura de fogos é regulamentada por normas federais, estaduais e municipais. “Antes de acender o pavio, vale conferir as regras vigentes na sua cidade”, complementa.

No Estado de São Paulo, por exemplo, a Lei Estadual nº 17.389/2021 proíbe a soltura, o manuseio e a comercialização de fogos com efeitos sonoros ruidosos, permitindo apenas aqueles sem estampido, ou seja, silenciosos.
A distribuidora ressalta ainda que bombas, rojões e outros fogos nunca devem ser direcionados ou lançados na direção da fiação, de postes ou transformadores. O deslocamento descontrolado dos artefatos é uma das principais causas de impactos contra cabos e equipamentos, podendo provocar curto-circuito, queda de energia e risco de choque elétrico.
Em caso de queda de fiação, curto-circuito ou interrupção no fornecimento de energia, a orientação é se afastar do local, impedir a aproximação de outras pessoas e acionar imediatamente a CPFL Paulista por meio de seus canais de atendimento, disponíveis 24 horas por dia: WhatsApp (19) 99908-8888, site www.cpfl.com.br, aplicativo CPFL Energia, SMS 27351 ou pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita).
Principais dicas de segurança da CPFL
- Mantenha distância da rede: fogos devem ser acionados somente em áreas abertas e descampadas, longe de postes, cabos e torres de transmissão.
- Jamais tente retirar objetos presos na fiação: em caso de queda de fogos, peças ou resíduos sobre a rede, a recomendação é isolar o local e acionar imediatamente a distribuidora.
- Evite soltura próxima a prédios e estruturas altas: rajadas de vento podem desviar a trajetória dos artefatos e levá-los até a rede elétrica.
- Atenção aos produtos com forte impulso vertical: rojões e fogos de maior alcance têm maior probabilidade de interferir na fiação quando utilizados em áreas urbanas densas.
- Não acenda fogos sob marquises, lajes ou sacadas: além de aumentar o risco de incêndio, a prática pode direcionar estilhaços ou chamas para cabos próximos.
- Redobre o cuidado com artefatos que falharam: não tente reacendê-los ou aproximá-los da rede elétrica;
- Verifique a direção do vento antes da queima: rajadas podem empurrar os fogos para a rede, mesmo quando acionados a certa distância.

Leia Mais notícias da cidade e região