Nesta semana, chegaram à Avenida Ampelio Gazzetta as obras de revitalização que fazem parte do Corredor Metropolitano Noroeste.Em Nova Odessa, as obras incluem a remodelação da avenida e a reforma do terminal rodoviário, além da implantação de estações de transferência.Na primeira etapa da obra está sendo feita a remoção do asfalto em um trecho da avenida e adequação dos canteiros.Pelo projeto apresentado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) será construído um complexo viário para ligação da rodovia Astrônomo Jean Nicolini à avenida Ampelio Gazzetta. O trecho de acesso à avenida industrial Oscar Berggren usado atualmente deve ser desativado.Serão construídas ainda cinco estações de embarque e desembarque, além de uma estação de transferência, próximo à Coden (Companhia de Desenvolvimento). Além disso, há previsão de ciclovias em toda extensão do Corredor e todos os terminais terão bicicletários.O investimento total do Governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes Metropolitanos no 3º trecho do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares (Noroeste) é de quase R$ 145 milhões e a empresa vencedora da licitação e que será responsável pela execução das obras é a Estacon Infraestrutura S/A. O prazo previsto para conclusão das obras é dezembro de 2014.O trecho de 24,3km do Corredor Metropolitano ligará os municípios de Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d’Oeste com 13,6km de faixas exclusivas para ônibus e 10,7km de adequações e melhoramentos no viário existente.De acordo com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o Corredor Metropolitano Noroeste também tem por objetivo permitir a criação de novos serviços de atendimentos: expressos e semi-expressos; facilitar a integração das redes metropolitanas e municipais; aprimorar o controle e a fiscalização da prestação de serviço, além de melhorar a informação e a comunicação dos usuários do serviço de transportes públicos.De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, neste trecho cerca de 40 mil usuários por dia serão beneficiados. Em todo o empreendimento a previsão é de atender a 220 mil usuários/dia. Segundo os dados divulgados, os ônibus que circulam no corredor terão um ganho de 17% na velocidade média comercial, circulando a 25km/h ao invés dos atuais 21,4km/h.