O britânico Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1. Em uma disputa emocionante no Circuito de Albert Park, em Melbourne, o campeão mundial de 2008 superou a disputa nos segundos finais com Daniel Ricciardo (Red Bull) e Nico Rosberg (Mercedes), faturando o primeiro lugar no grid.
O inglês da Mercedes marcou 1min44s231, contra 1min44s548 do festejado australiano da Red Bull. Rosberg marcou 1min44s595 e completou as três primeiras posições, ao lado do estreante Kevin Magnussen, dinamarquês da McLaren. Fernando Alonso (Ferrari) e Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) formam a terceira fila.
Os dois carros da Williams foram ao Q3, fato raro nos últimos anos, mas tiveram desempenho discreto: Felipe Massa foi nono, enquanto Valtteri Bottas foi décimo. O finlandês largará em 15º lugar, no entanto, por conta de uma troca do câmbio. Melhor para Jenson Button, que salta para a quinta fila. Nico Hulkenberg (Force India) e Daniil Kvyat (Toro Rosso) completam o Top 10.
Sentiu falta de um nome? Pois é: o alemão Sebastian Vettel conquistou somente o 13º lugar. Com problemas de adaptação ao novo carro da Red Bull, o alemão foi eliminado ainda no Q2, o que não acontecia há 36 corridas. Naquele mesmo ano, Vettel chegou a largar em último no GP de Abu Dhabi, mas diante de uma punição sofrida. Ele havia sido o terceiro no Q3.