O facebook agora aceita gays, transgêneros e outras 50 alternativas para escolha de gênero em sua página na Argentina. As alternativas já não se limitam a “homem” e “mulher” mas abrangem uma lista que inclui “neutro”, “transgênero” e “poliamoroso”, entre outros termos, informou a imprensa local. A iniciativa já havia sido aplicada nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Espanha, de acordo com o site do jornal La Nación, de Buenos Aires. A Argentina é o primeiro país da América Latina a dar outras opções ao usuário.
De acordo com a agência estatal de notícias Telam, o internauta passará a ter, por exemplo, a opção de desejar “um feliz aniversário a ela”, “a ele” ou simplesmente transmitir votos neutros de “feliz aniversário”. Integrante da ONG 100% Diversidad y Derechos, Alba Rueda foi uma das primeiras a estrear a alternativa de novo gênero na rede social ??? travesti. “Somos felizes quando nos encontramos com nossa história. As 54 alternativas de gênero nos representam”, disse ela, segundo a Telam.Por sua vez, Marcela Romero, que também participou do evento de anúncio das alternativas, na segunda-feira em Buenos Aires, afirmou estar “orgulhosa” de poder se identificar como “trans feminina”.
O diretor do Facebook na Argentina, Alejandro Zuzenberg, disse que a ferramenta de gênero personalizado começou a ser desenvolvida em abril, com a ajuda de organizações locais da comunidade LGBT e afins. “Hoje é um grande dia para a comunidade do Facebook na Argentina”, comemorou, em sua conta no Twitter e em seu mural no Facebook.
Em sua página na internet, a 100% Diversidad y Derechos destacou que a opção deixa “para trás a opção binária ‘homem’ ou ‘mulher'” para identificação de gênero.