A Vigilância Sanitária de Campinas fechou na manhã de ontem o restaurante Habib’s da Avenida José de Souza Campos (Via Norte-Sul). No local foram constatadas irregularidades de limpeza na cozinha e produtos colocados à venda fora da validade. O gerente da unidade foi preso.

A vistoria no restaurante foi realizada depois de denúncias anônimas feitas ao órgão municipal.Durante a inspeção, os produtos com validade vencida encontrados pelos técnicos sanitários foram imediatamente inutilizados pelos profissionais. Além disso, as condições de higiene eram precárias, de acordo com a Vigilância Sanitária, e o restaurante não observava as boas práticas de manipulação de alimentos. Não foram divulgados mais detalhes de como o local se encontrava durante a vistoria.Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que, por não ser possível a correção das irregularidades apontadas pelos técnicos, principalmente nas condições de higiene, o estabelecimento foi lacrado e o funcionamento interrompido. O local não será reaberto até que sejam providenciadas as correções necessárias. 
Nenhum prazo foi estipulado para que todas as medidas sejam colocadas em prática.A vigilância foi até o local com o apoio da Polícia Civil. O gerente da unidade foi preso em flagrante. O homem, que não teve a identidade revelada, é acusado de ter participação no crime contra relações de consumo por ter sido conivente com o crime.
Ele foi levado ao 13º DP (Distrito Policial), onde prestou depoimento. Após dar explicações, o gerente foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para exame de corpo de delito e foi levado para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial.
A pena para crime contra as relações de consumo por vender ou expor à venda mercadoria em condições impróprias ao consumo é de dois a cinco anos de prisão e é inafiançável.A rede de fast-food Habib’s informou por meio de nota de sua assessoria de imprensa que tomou conhecimento sobre o caso na tarde de ontem e irá apurar as circunstâncias junto à unidade franqueada “para que as devidas providências sejam tomadas.”
A nota esclareceu que todas as unidades são abastecidas diariamente e uma equipe do departamento de qualidade da empresa vistoria as franqueadoras a cada dois dias. A nota não explica como foram as visitas recentes na unidade.
A franqueadora assegurou que todos os cuidados com relação à produção e ao manuseio dos produtos são acompanhados por uma equipe que envolve profissionais técnicos e, também, ligados ao segmento da saúde.
“Eventuais produtos que não estejam de acordo com o padrão ficam fora de uso e segregados para descarte de acordo com os procedimentos da Vigilância Sanitária”, afirmou, em nota.Denúncias anônimas levaram à ação.
TodoDia.