Pode perguntar na empresa. Estão faltando profissionais? A resposta, na maioria esmagadora das vezes, será sim. Mas, de acordo com o professor de RH e Gestão de Pessoas da IBE-FGV Sergio Miorin, o que falta, na verdade, é tempo hábil para execução das tarefas diárias. Mas, em tempos de busca por mais produtividade e rentabilidade numa economia desaquecida, as contratações não são prioridade.
???O que acabamos detectando é que falta gerenciamento de tempo para organização das atribuições com ferramentas simples, rápidas e com retorno imediato e não contratação de mais pessoal, medida com mais custo para a empresa???, destaca. Firmadas nesta premissa, cada vez mais as empresas têm buscado ou valorizado aquele profissional que saiba administrar o tempo, de modo a cumprir a rotina diária com êxito. De acordo com Miorin, saber administrar o tempo é um dos principais desafios aos gestores, diretores, presidentes ou executivos atuais. Esses profissionais têm de saber gerir o tempo disponível com grande eficácia, definindo prioridades, planejando e organizando as suas agendas. E esse gerenciamento é um dos fatores mais críticos do sucesso ou fracasso de um profissional, independentemente do nível em que está e cargo que ocupa. Em julho deste ano, a Page Personnel, consultoria especializada em recrutamento, divulgou uma pesquisa analisando os cargos que estão em alta e em baixa no Brasil. Os dados revelam que as pessoas mais experientes estão se sobressaindo em 2014. ?? que em tempos de economia mais lenta, as empresas estão procurando profissionais que consigam suportar tempos mais turbulentos. Os multitarefa, com excelente poder de organização e administração do tempo, se destacam neste cenário. Com experiência à frente da SM Consultoria, Treinamento e Palestras, Sergio Miorin desenvolveu uma metodologia para detectar as reais necessidades da organização. Segundo ele, os gestores e dirigentes costumam relatar diversas prováveis razões pelas quais a empresa não atinge objetivo. As mais frequentes são falta de recurso financeiros, ferramentas inadequadas, mão de obra não especializada ou até uma política de Recursos Humanos mal elaborada. Porém, a maior parte das reclamações é com relação à falta de profissionais no quadro para dar conta da demanda diária de atividades. A grande sacada, neste cenário, é descobrir se na verdade estão faltando pessoas ou se o problema é gerenciamento do tempo. Dicas Tudo começa com uma boa autogestão e disciplina. Saber definir o que é realmente importante, que tarefas consomem mais tempo, executar uma tarefa de cada vez, além de definir a sequência certa das tarefas a desempenhar são bons pontos de partida. Para tomar a decisão acertada, todavia, em relação à tarefa, investimento, projeto ou qualquer outro aspecto, esses profissionais precisam antes de tudo identificar o que é importante, circunstancial ou urgente. ???Quando conseguimos diagnosticar o que é importante, circunstancial ou urgente, conseguimos priorizar as nossas ações. Também conseguimos não deixar o importante virar urgente, que é o que mais acontece nos negócios e nas nossas vidas tratando de assuntos particulares???, ressalta o professor. Neste sentido, o importante é o que tem tempo para ser feito, podendo esperar horas, dias, semanas ou até meses. Já o circunstancial pode ser definido como desnecessário. ???São os gastos de tempo de forma inútil. ?? a estrada que não leva a lugar algum, que não traz resultados, apenas fustrações. Não agrega valor, ou seja, não deveria existir???, define Sergio Miorin. Por fim, o urgente reúne todas as atividades para os quais o tempo é curto ou se esgotou. ???São as atividades que surgem em cima da hora, que não podem ser previstas, mas que geralmente causam estresse. A frase que se costuma usar é a seguinte: urgente é tudo que não foi feito em tempo hábil???, explica. Para o professor, a dica de ouro na gestão do tempo é delegar tarefas. ????? preciso um exercício diário para aperfeiçoar essa espécie de sistema de gerenciamento. Assim, ainda cabem algumas perguntas. A quem você pode delegar? O que irá delegar? Quanto você delegará? Quais as necessidades de aprendizagem e supervisão de quem está recebendo a tarefa? Como motivar os colaboradores a fazer a tarefa????, aponta. Se em tempos de crise as contratações estão escassas, caberá ao profissional se despontar com diferenciais que o colocarão e manterão no mercado. ???Os profissionais precisam entender que o gerenciamento do tempo é bom para a empresa e para seu gestor, mas é fundamental na sua carreira???.