Com o objetivo de fomentar negócios, incentivar o networking entre startups e fortalecer ainda mais o potencial tecnológico da Região Metropolitana de Campinas (RMC), reconhecidamente como um dos maiores polos de tecnologia do Brasil, Campinas recebeu no último dia 19 de setembro a 3ª Conferência Campinas Startups, realizada no auditório do CpQD. Organizada pela Associação Campinas Startups e com patrocínio da Endered, do CpQD e Prefeitura Municipal de Campinas, o evento contou com a participação de mais de 250 pessoas entre empresários e profissionais do setor, e apresentou como tema ???Cultura e Comportamento Empreendedor: Falhas ajudam a alcançar o sucesso????.

As startups são empresas nascentes com crescimento acelerado, de base tecnológica e que, na maioria das vezes, oferecem ao mercado um produto inovador. ???O evento cumpriu o seu papel, que foi desmistificar as “falhas” no caminho de sucesso do empreendedor. Os cases e conteúdos apresentados e debatidos foram muito proveitosos. Tenho certeza que agregou muito conhecimento a todos que participaram. Também é importante salientar o networking e possibilidade efetiva de negócios promovida pelo evento???, afirma o presidente da Associação Campinas Startups, Wilson Campanholi.
Palestras e mesas-redondas
De acordo com o CEO da ClearSale e um dos palestrantes da 3ª Conferência Campinas Startups, Pedro Chiamulera, um dos grandes desafios do empreendedor é justamente um dos atrativos que levam as pessoas a buscarem o caminho do empreendedorismo: a grande carga de responsabilidade pelos rumos do negócio. ???Em última instância, a responsabilidade de todas as decisões da empresa é do dono do negócio e a integridade do profissional faz a diferença. O que sustenta um negócio é a cultura corporativa, que é aquilo que é falado, e principalmente, dado como exemplo???, afirma o CEO.
Já um dos criadores do fenômeno infantil Galinha Pintadinha, Juliano Prado, apresentou como foi o surgimento do negócio e deu algumas dicas para os empreendedores: ????? preciso sonhar alto, mas gastar pouco, de acordo com as possibilidades financeiras do negócio. Além disso, não ficar preso às planilhas, que aceitam todos os números. ?? preciso fazer acontecer???, sentenciou Prado.
Durante o encontro, os participantes também puderam ouvir as experiências de executivos como Antonio Marcon, da Samsung; Fabricio Saad, Diretor da Endered, Pedro Chiamulera, CEO da ClearSale; Robinson Shiba, fundador da rede China in Box; Rodrigo Barros, da HandsOn.TV e Reinhold Steinbeck e Edgard Stuber, fundadores da Into Action.
Também foram apresentados cases de sucesso de startups. Rui Miadaira, da Carreira Beauty; plataforma de empregos, cursos e conteúdo para o mercado de beleza e bem-estar; Edmar Ferreira, da Rock Content, startup voltada ao marketing de conteúdo; Frederico Rizzo,  fundador e criador do Broota; empresa pioneira em equity crowdfunding no Brasil, Joseph Henri Bregeiro, fundador da Widbook, comunidade colaborativa de e-books; e Rafael Cunha, do site Descomplica, maior sala de aula online do mundo, mostraram para os participantes como foi a trajetória de cada uma das empresas.
O homenageado do evento foi Ernesto Haberkorn, fundador da TOTVS, que fechou a 3ª Conferência Campinas Startups com a apresentação da palestra ???Dicas de como chegar lá???.
Sobre a Associação Campinas Startups
A Associação Campinas Startups (ACS) é uma entidade sem fins lucrativos que iniciou suas atividades em 2010 e que, desde então, tem mudado a vida de seus associados e do ecossistema na qual está inserida. Atualmente são mais de 40 startups associadas que carregam a chancela da ACS de que aquele modelo de negócio tem um grande potencial e desfrutam de todo o suporte no período inicial da empresa.
Fruto da união entre empreendedores de empresas de base tecnológica localizadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC) ??? que detectaram a inexperiência com aspectos essenciais de gestão e negócios como sendo um dos maiores fatores de mortalidade deste tipo de empreendimento ???, a ACS foi criada para que os associados possam compartilhar experiências e conhecimentos e assim elevar o grau de maturidade das empresas.