A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré, por meio do Departamento de Saúde Coletiva e Unidade de Vigilância de Zoonoses, realiza nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, uma ação de bloqueio contra a raiva numa parte da Área Cura, em uma faixa de quadras dos jardins Aclimação, São Judas Tadeu e Recanto das Árvores que faz divisa com Campinas. O planejamento estratégico foi determinado em conjunto com as secretarias de Saúde da cidade vizinha e do Estado de São Paulo. Os trabalhos incluem atividades de informação, educação e mobilização social, além do levantamento da população de cães e gatos, com busca ativa e vacinação casa a casa dos animais.
A medida será deflagrada devido a confirmação de um caso de raiva em gato da Região da Nova Aparecida, em Campinas, no último dia 4 de novembro, pelo laboratório do Instituto Pasteur, referência para a doença no Estado de São Paulo. O animal doente foi atendido pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campina em 30 de setembro, e morreu um dia após chegar à unidade.
A raiva é uma infecção aguda do sistema nervoso central causada pelo vírusdo gênero Lyssavirus (família Rhabdoviridae), podendo atingir todas asespécies de mamíferos, incluindo o homem. Sua transmissão acontece, geralmente através da mordida e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pele. A vacina é bastante efetiva em impedir o avanço da doença, quando administrada em tempo hábil e conforme recomendação.

CAMPANHA DE VACINA????O ANTIRRÁBICA 2014
22 de Novembro  Jardins  Manchester e Santa Julia29 de Novembro  Região de Nova Veneza6 de Dezembro  Região do Picerno3 de Dezembro Região Central