Quem acompanha as notícias da Prefeitura já sabe que, desde 2013, a atual Administração Municipal de Sumaré vem priorizando a construção e entrega de unidades habitacionais e a viabilização da regularização fundiária de diversas ocupações irregulares, principalmente aquelas em áreas verdes públicas do município ou fruto de ações civis públicas movidas pelo MP (Ministério Público Estadual). Como fruto deste trabalho intenso, a Secretaria Municipal de Habitação já conseguiu diminuir em cerca de 20% o déficit habitacional da cidade, que era estimado em 8.743 domicílios em 2011. E, ao final do programa, a redução no total de moradias precárias será ainda maior, alcançando 80%.
Do início de 2013 até fevereiro deste ano, o número já caiu para 6.943 moradias (-20%) graças à entrega dos primeros 1.800 apartamentos destinadas à ???faixa 1??? (definida conforme as regras prevista nas regras do Programa ???Minha Casa, Minha Vida???). Outras 3.836 unidades devem ser entregues em breve, totalizando uma diminuição de 5.636 famílias naquele déficit total verificado já quatro anos.
Além disso, em torno de 1.300 famílias devem ser beneficiadas com as regularizações dos assentamentos precários onde já moram. Estas regularizações fundiárias estão em andamento e vão permitir que muitas pessoas permaneçam nos lugares onde construíram suas residências, desde que não se tratem e áreas de risco.
Assim, somando-se o total de apartamentos viabilizados junto ao PMCMV e ao Programa ???Casa Paulista???, do Governo de São Paulo, mais os imóveis que devem ser regularizados através da parceria com o Programa ???Cidade Legal???, também do Governo do Estado, haverá uma redução total de quase 7.000 imóveis no déficit, ou o equivalente a cerca de 80% daquela necessidade por casas próprias populares estimada em 2011.