O vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho (PDT), protocolou requerimento no qual pretende convocar servidores municipais para prestar informações sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2015.
Em nota oficial, a Prefeitura informou que o reajuste aplicado foi de 6,55%, de acordo com o IPCA/IBGE. Além disso, que foi utilizado software de georreferenciamento e, com esse processo, muitos imóveis que eram tributados como terrenos, mas tinham construção, tiveram seus valores atualizados.
O vereador lembra que a Prefeitura se dispôs a recalcular o IPTU dos contribuintes que se sentissem lesados com o cálculo praticado.
A Prefeitura também afirma que os imóveis podem ter tido sua categoria atualizada entre precária, média e sofisticada, já que cada uma dessas classificações tem uma pontuação que compõe o valor do IPTU. A Administração Municipal informou, ainda, que em 2013 foi feito um novo enquadramento setorial dos imóveis, reduzindo de 17 para 11 seções e dividindo de forma mais igualitária pela cidade.
Leitinho quer agendar para o dia 23 de março o debate, contando com a presença do secretário de Finanças e Planejamento, do diretor de Tesouraria e Arrecadação e do assessor institucional do setor. Por fim, o parlamentar requer o envio de ofício convidando alguns munícipes para a ocasião.