Há algumas semanas, estabelecimentos comerciais de Sumaré iniciaram as vendas de ovos de Páscoa, que será celebrada no começo de abril. Visando orientar os consumidores que ainda não foram às compras, o Procon (??rgão de Defesa do Consumidor) de Sumaré, vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência da Prefeitura, reforça uma série decuidados que as pessoas devem ter antes de adquirir os produtos.
A principal dica antes de qualquer compra é a tradicional pesquisa de preços, ainda mais quando o produto é vendido somente em determinado período do ano, como é o caso dos ovos de chocolate. O rótulo de cada produto deve trazer, além da identificação do fabricante, a data de validade, o peso e a composição, já que determinadas doenças impedem aosseus portadores a ingestão de alguns ingredientes, como açúcar ou glúten, por exemplo.
Ainda de acordo com o Procon, é importante evitar levar crianças para fazer compras. As cores das embalagens e as personagens infantis causam grande influência, o que pode fazer com que os adultos gastem mais que o planejado. Quando houver inclusão de brinquedos no interior do ovo, observe se na embalagem contém informações com a idade recomendável e o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) com a seguinte frase: ???Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade???.
A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza, odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados na embalagem, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação.
Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem que seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal.
.:: Serviço ::.Procon de SumaréEndereço: Rua Antônio de Camargo Pereira, nº 323 ??? CentroHorário de atendimento ao público: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30Telefone: (19) 3873-1071