A Ouvidoria SUS, vinculada a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste e ao Ministério da Saúde, registrou em março 186 manifestações de usuários. Entre elas, destacam-se 101 reclamações, 47 denúncias e 29 solicitações. Os assuntos mais acessados foram sobre Assistência à Saúde, Gestão, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde.
O controle das demandas recebidas pelo órgão é sistematizado para que as pessoas recebam uma resposta sobre sua manifestação. Segundo o relatório, das 186 demandas, 24% já foram respondidas ao cidadão e 76% estão em análise pelos coordenadores dos setores referente ao assunto. O objetivo é cumprir missão institucional, favorecendo o fortalecimento de uma efetiva gestão participativa, à medida que oferece a integração entre os atores do SUS e seus beneficiários.
Os pedidos são encaminhados aos departamentos competentes e cada setor tem suas demandas registradas no Sistema Ouvidor do Sistema ??nico de Saúde, que é diretamente ligado ao Ministério da Saúde. O trabalho da Ouvidoria SUS é integrado à gestão da saúde do município e, por isso, é importante que a população utilize este canal de relacionamento e contribua com a melhoria dos serviços.