Na contramão da polêmica que mobiliza o Brasil, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, se esforça para aumentar a maioridade penal no estado de 16 para 18 anos. O democrata, que cumpre seu segundo mandato, levantou o debate no ano passado, e em maio apresentou a proposta ao Legislativo. Em tumultuada sessão no fim de junho, porém, não se chegou a um acordo ??? a grita foi grande sobretudo entre os senadores republicanos.

Em resposta, Cuomo prometeu agir por meio de ação executiva para garantir presídios exclusivos para jovens. Em Nova York, os menores ficam detidos com adultos na cadeia enquanto aguardam julgamento e, se condenados, são inseridos na população carcerária adulta.

??? Atualmente, cidadãos de 16 e 17 anos são encaminhados a cadeias estaduais e isso, acredito, é uma situação intolerável. Então, por ação executiva, vamos tirar cidadãos de 16 e 17 anos das cadeias estaduais e botá-los em casas de correção separadas que serão projetadas e gerenciadas pelo Departamento de Correções e pelo Escritório de Serviços para Crianças e Famílias (OCFS, na sigla em inglês) ??? avisou o governador na última segunda-feira.