A partir de agora, as famílias de menor renda de Sumaré podem contar com um novo benefício. A Prefeitura, através da nova concessionária dos Serviços de Saneamento, passa a oferecer a esta parcela da população a Tarifa Social dos serviços de Água e Esgoto. O benefício pode ser requisitado por famílias cadastradas no Cad??nico (o Cadastro ??nico para Programas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social, estados e municípios brasileiros) e que atendam aos requisitos básicos. O benefício não estava disponível para estes consumidores até antes da concessão, efetivada em maio pelo Poder Público Municipal e válida por 30 anos.
As famílias que atenderem aos critérios do programa e que consumirem até 10 metros cúbicos por mês poderão ter descontos de 40% na conta mensal, enquanto aqueles que se atenderem os critérios do programa e consumirem entre 10 e 20 metros cúbicos por mês poderão ter um desconto na conta de até 30%. 
Assim, o valor do metro cúbico de água tratada, para quem se enquadra na primeira faixa de consumo (ligações que consumem de 0 a 10m³ por mês), cai de R$ 1,77 para R$ 1,06 (uma redução de 40%). Para a segunda faixa de consumo (de 10 a 20m³ por mês), o valor do metro cai de R$ 1,77 para R$ 1,44 (uma redução de 30%).
Estima-se que até 10% dos consumidores sumareenses de água tratada poderão ser beneficiados por este programa de ???Tarifa Social???. A concessionária estima em torno de 7 mil o número de possíveis consumidores que se enquadrariam nos critérios.
REQUISITOS
O benefício foi uma das exigências da Prefeitura de Sumaré no edital e no contrato da concessão e já pode ser requisitado pelos consumidores. 
Os interessados devem procurar uma das ???lojas??? (os pontos de atendimento) da concessionária Odebrecht Ambiental Sumaré ??? o mais conhecido deles fica no mesmo prédio onde funcionava a sede do extinto DAE (Departamento de Água e Esgoto), na Vila Menuzzo, Região Central.
Para requerer a tarifa social, o cliente precisa procurar uma das lojas de atendimento da concessionária e atender alguns critérios como, por exemplo, ser beneficiário de algum Programa de Proteção Social do Governo.
Os pontos de atendimento pessoal ficam nos seguintes endereços: Rua Emilio Leão Brambilla, nº 300, Vila Menuzzo, Centro; Rua Ceará, nº 461, Jardim São Francisco de Assis, Nova Veneza; Rua Maximiliano Lopes, nº 202, Jardim Denadai, Área Cura; Avenida Minasa, nº 1.408, Vila San Martin, Matão. Para esclarecer dúvidas os clientes podem entrar em contato pelo número 0800 771 0001, que funciona de segunda a domingo 24 horas por dia.