A Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Meio Ambiente, firmou convênio com o Instituto Natura para desenvolvimento de projetos voltados para apoio à alfabetização da fase 2 da Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental. Professores da rede municipal, junto de profissionais de outras cidades da região, participaram de uma capacitação com profissionais do instituto.
No início da semana, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza recebeu em seu gabinete o coordenador da Rede de Apoio à Educação do Instituto Natura, André Lopes Guimarães Cardone, e a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, para assinatura do convênio. “Tudo que vem para somar é muito bom. Conheço a Natura enquanto empresa e acredito no seu propósito”, disse, lembrando que a primeira-dama, Andréa Souza, já foi Consultora Natura.”A Natura não apenas vende seus produtos como também ajuda a comunidade, as cidades. A empresa aposta na educação, na família e ficamos felizes em tê-la como nossa parceira”, continuou.Secretária de Educação, Claudicir ressaltou que todos os projetos de parcerias apresentados à Administração são minuciosamente analisados e que o convênio só está sendo firmado pois tem certeza que a iniciativa ajudará na educação dos alunos. “Há coisas gratuitas que são boas e outras que são caríssimas, mas não servem. Este é um projeto gratuito que somará muito às nossas iniciativas, que trará grandes contribuições para nossas escolas”, disse.Cardone frisou que este é um projeto a médio prazo e que o Instituto continuará acompanhando todas as ações. “Estaremos presentes e vamos crescer cada vez mais”, disse.
A PARCERIA ??? Através do convênio, dois projetos do Instituto Natura serão desenvolvidos em Nova Odessa.Uma das iniciativas é o projeto “TRILHAS” em que profissionais de educação dos municípios parceiros realizam encontros anuais onde recebem capacitação para o uso os materiais do projeto. Os materiais do “TRILHAS” apoiam os professores no campo da leitura, escrita e oralidade com o objetivo de inserir as crianças em um universo letrado.Em Nova Odessa, as diretoras de Normas Pedagógicas, Rosimar Paschoalin Antonio, e de Educação Infantil, Fabiana Vaughan, estão participando de toda a formação junto de duas coordenadoras dos ensinos Fundamental e Infantil e farão a capacitação com demais profissionais da rede para que possam aplicar, posteriormente, com as professoras.
Ao todo, 25 municípios da região integram o projeto e os profissionais recebem, além da capacitação, todo material pedagógico para ser trabalhado com os estudantes em sala de aula. Nova Odessa sediou esta semana a segunda etapa do projeto, que terá ainda outras duas reuniões.Criado em 2009, este projeto ganhou notoriedade ao ser reconhecido pelo Ministério da Educação como uma iniciativa educativa eficaz e foi implementado em 2012 como política pública, junto às metodologias e projetos de alfabetização já desenvolvidos nas escolas públicas.O Projeto está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura na sala de aula.O outro projeto que será desenvolvido em parceria com o Instituto Natura é o “Comunidade de Aprendizagem”, voltado para alunos, professores e familiares e que tem o objetivo de promover uma transformação social que começa na escola, mas integra tudo que está ao seu redor.A iniciativa busca melhorar os resultados de aprendizagem do aluno, levar a comunidade para dentro da escola, intensificar e as atitudes solidárias entre as pessoas e favorecer a gestão democrática.Segundo Claudicir, este projeto deve ser implantado futuramente no bairro São Jorge. “Observamos que a escola que temos nesse bairro atende ao perfil deste projeto. A unidade está sendo reformada e quando as atividades forem retomadas lá pretendemos ter a Natura nesta nova parceria”, disse.