A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa, Andréa Souza, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Lucas Alves, participaram na segunda-feira (24), no Centro Cultural do Jardim Botânico Plantarum, do seminário “O Papel do Terceiro Setor”. O palestrante, Takashi Yamauchi, abordou a possibilidade das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ajudarem a alavancar a economia brasileira.
O evento foi promovido pelo Instituto de Educação e Meio Ambiente (IEMA) e o especialista apontou o valor das entidades para o universo corporativo. O seminário foi voltado a gestores de associações, fundações, igrejas, sindicatos, profissionais de responsabilidade socioambiental, contadores, auditores, advogados, organizações de classe patronal e trabalhista, empresários em geral e o Poder Público Municipal.
A ideia é disseminar o conhecimento para atender ao interesse público. Em fevereiro houve seminário com foco na Lei Federal 13.019/2014, que exige das organizações sociais maior profissionalização e transparência, principalmente quando seus projetos são financiados pelo Poder Público. Agora, o evento revelou a importância das entidades para o setor empresarial.
A nova Lei Federal, que deveria ter entrado em vigor em julho deste ano, foi adiada para setembro de 2016. A legislação prevê a necessidade dos recursos públicos serem repassados somente para entidades que estejam enquadradas no Marco Legal.