Atenta aos efeitos da crise econômica que afeta não apenas a arrecadação do Poder Público, mas também o orçamento das famílias brasileiras, a Prefeitura de Sumaré decidiu corrigir o IPTU (Imposto Predial e Território Urbano) de 2016 apenas pela inflação. A correção dos carnês será de 9,929%, correspondentes à correção monetária apontada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor ??? Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) medido entre 1º de novembro de 2014 e 30 de outubro de 2015. As alíquotas do imposto não tiveram qualquer alteração.
Os carnês serão enviados pelos Correios em breve, com vencimento da parcela única com 10% de desconto em fevereiro de 2016. Este também será a data de vencimento da 1ª parcela para o contribuinte que optar pelo pagamento do tributo em várias vezes, porém sem desconto. O pagamento dos carnês poderá ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica.
Para 2016, o DTI (Departamento de Tributos Imobiliários) da Prefeitura prevê a emissão de cerca de 80.000 carnês. Para comparação, em 2015 foram emitidos 79.078 carnês.
Como nos anos anteriores, o percentual de correção anual foi aplicado diretamente sobre todos os valores venais do metro quadrado de terreno ou construção, que constam nas tabelas que constituem o Mapa de Valores Imobiliários da Prefeitura e que são a base para o cálculo do IPTU de cada imóvel. Portanto, qualquer outra variação nos valores do imposto terá sido provocada por mudanças nas áreas construídas dos imóveis, ou se foi construída alguma edificação em um terreno vazio.