Para que as férias escolares sejam aproveitadas com segurança, o Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré orienta as brincadeiras e o lazer neste período. A intenção é que as crianças se divirtam de forma sadia. Muitas crianças utilizam o tempo livre para soltar pipa, mas de maneira arriscada, com o uso do cerol (mistura cortante de cola com cacos de vidro moídos que, aplicada às linhas das pipas e papagaios, tem a finalidade de cortar a linha dos brinquedos de outras crianças).
O uso ou venda de cerol é proibido no Município de Sumaré desde 1998, mas há quem insista em utilizar o produto. O Corpo de Bombeiros ressalta o perigo em utilizá-lo, pois além do risco de ferir o próprio corpo há ameaças de machucar os indivíduos que estão ao redor. Os maiores riscos são os cortes causados pelas linhas.
Os motociclistas e ciclistas são as principais vítimas, e o pescoço é a parte mais atingida,principalmente devido a falta de proteção. Há dezenas de casos documentados de mortes causadas pelas linhas com cerol, basta uma rápida procura na internet ou no site www.cerol.com.br (que traz imagens fortíssimas de vítimas desta prática).
DENTRO DE CASADentro de casa, os pequenos não devem ter acesso a eletrodomésticos, fósforos e isqueiros, inflamáveis, remédios, ferramentas, fogos de artifício e uso indevido de álcool.Todos devem sempre se certificar que a chama do fogão está apagada. Muitas pessoas estão com as panelas no fogão e quando vão fazer outra tarefa doméstica, acabam esquecendo a chama acesa o que pode provocar um incêndio ou queimaduras nos pequenos. Uma ocorrência comum é o uso indevido da panela de pressão, com a utilização de um tipo de cola especial para vedar a válvula de escape. O método pode virar uma bomba porque a pressão não tem por onde sair e apanela explode.
Outra orientação é para nunca deixar crianças pequenas sem vigilância próximas a pias, banheiras,piscinas e recipientes com água em geral. ?? sempre melhor guardar baldes e recipientes virados parabaixo. Além disso, elas devem ficar longe de caixas de remédios ou brincar com objetos pequenos que podem ser ingeridos, causando asfixia ou risco de intoxicação. Mantenha os produtos em suas embalagens originais. Nunca coloque um produto tóxico em outra embalagem que não a sua, pois poderá ser confundido com algo sem perigo.
Facas, garfos, tesouras e outros objetos cortantes também não devem estar ao alcance das crianças. Para prevenir acidentes, as crianças não devem andar pela casa levando nas mãos copo, garrafa ou outro objeto de vidro.
Para garantir a segurança na piscina de casa, o cuidado deve ser com as grades e portão com cadeado, somente uma cerca viva em volta do local não é suficiente.
Outro acidente comum são as quedas de nível ou de mesmo nível (queda da própria altura). Para evitar essa incidência é recomendado que o responsável recolha brinquedos e outros objetos do piso. Os tapetes devem ser fixados com fita adesiva dupla-face ou forro de borracha antiderrapante. Se líquidos for derramado ao chão, deve-se secá-la imediatamente.
Segundo o comandante, são pequenos detalhes que evitam a queda. ???Não deixar objetos na escada,colocar portão de segurança no topo e em baixo da escada se houver criança aprendendo a caminhar???. 
Verifique sempre o estado das instalações elétricas, fios desencapados podem ser muito perigosos. As tomadas devem estar protegidas por tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou mesmocobertas por móveis. Evite usar benjamins ou extensões, muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem causar sobrecarga e curto-circuito na fiação.
FORA DE CASAFora de casa é preciso adotar medidas para evitar os riscos de acidentes durante as brincadeiras. Sant???Ana recomenda que o deslocamento até praças, parques e jardins seja supervisionado por um adulto, evitando possíveis atropelamentos. ???Nos parques, a classificação etária dos brinquedos também deve ser respeitada para que crianças muito novas não utilizem brinquedos que ofereçam um risco maior???, alerta.
Ganhar a primeira bicicleta, tirar as rodinhas e pedalar por conta própria são momentos inesquecíveispara a criança. Além de serem brinquedos, a bicicleta, o patins, o patinete e o skate, representam liberdade e independência. Ao andar com esses brinquedos o maior perigo é lesão na cabeça,que pode levar à morte ou deixar sequelas permanentes. A forma de proteção craniana maisefetiva é o uso de capacete de qualidade. As crianças devem brincar em locais seguros, fora do fluxo de carros e longe de piscinas e sacadas.
Com o calor, também há a opção de procurar as piscinas, mas sempre com o acompanhamento de um adulto e, se a criança não souber nadar ou se a piscina for funda, com a proteção de uma boia, além da recomendação de não avançar em locais profundos. O bronzeador nunca deve ser usado, mas apenas os protetores e bloqueadores solares. Mesmo adotando o protetor, é preciso observar o período de exposição ao sol, preferindo os horários com raios mais amenos, registrados antes das 10 e após às 16 horas.
Por fim, ele salientou que é terminantemente proibido, sob risco de morte, nadar em lagos,represas, reservatórios de água e rios ou riachos de qualquer porte. ???São dicas simples, mas que podem evitar acidentes e adiantar o final das férias, período tão aguardado pelas crianças???, comentou o comandante.