A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa está autuando uma escola de idiomas da cidade por descarte irregular de entulhos. O flagrante do descarte aconteceu nesta quinta-feira, dia 28. Tintas e restos de materiais utilizados em uma reforma foram deixados no canteiro central da Avenida João Pessoa. Em menos de uma semana, outros dois descartes irregulares foram flagrados no município.

Assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela afirmou que foram localizados latas de tinta e pedaços de papelão e outros produtos utilizados em reformas, junto a quadros e materiais que identificam a escola. Segundo ela, o estabelecimento será multado em aproximadamente R$ 500, em conformidade com a lei 2.883/2014, que coíbe o descarte irregular no município.
“A Prefeitura já recolheu os entulhos e o processo foi encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente para que as providências possam ser tomadas”, afirmou Fernanda. Ela lembrou que o município conta com legislação própria que coíbe o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo em área inapropriada e que existem pontos corretos para depósito destes materiais.
“Temos o EcoPonto no Jardim Monte das Oliveiras que é referência na região e também os LEVs (Locais de Entrega Voluntária) no Parque Izidoro Bordon, Bosque Manoel Jorge e na Rua Manaus, no Jardim São Jorge. Não podemos permitir que os materiais continuem sendo descartados pela cidade e que os responsáveis não sejam punidos”, afirmou.
MAIS CASOS ??? Na última sexta-feira, dia 25, a Secretaria de Meio Ambiente flagrou uma pessoa despejando entulhos em uma área próxima à divisa entre Nova Odessa e Americana.
Na ocasião, o flagrante foi feito pelo assessor da Secretaria, Adalto Nunes. Segundo ele, ao perceber sua aproximação, o autor do descarte fugiu, deixando no local restos de material de construção.
O assessor conseguiu fotografar o carro e a Administração já analisa a imagem para identificar, através das placas do veículo, o autor do descarte para que seja multado.
Na última segunda-feira, dia 25, também foi descoberto um descarte de entulhos na Estrada Municipal Martins de Camargo, próximo às represas Recanto 1 e 2. No local havia restos de móveis e de televisores. A Secretaria de Meio Ambiente já trabalha na tentativa de identificar o autor para que possa tomar as providências legais.
Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas no setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa, localizada na Avenida João Pessoa, 777 ??? Centro, ou pelo telefone (19) 3476-8600, pelos ramais 277, 293 ou 314.Também pode-se entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.