(Reuters) – A Embraer teve lucro líquido atribuído aos acionistas de 425,8 milhões de reais no quarto trimestre, avanço de 76 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, informou a empresa nesta quinta-feira, quando também previu alta da receita em 2016 por expectativa de maior demanda por aeronaves comerciais.
O lucro líquido ficaria em 683,6 milhões de reais se a companhia não tivesse registrado provisão relacionada ao pedido de concordata da Republic Airways, no valor de 390,6 milhões de reais, e desconsiderando efeitos do imposto de renda e contribuição social diferidos.
Segundo a Embraer, a provisão por conta da Republic está relacionada a obrigações de garantia financeira ligadas a jatos ERJ145 na frota da Republic. “Os pagamentos e desembolsos de caixa para essas provisões podem ocorrer dependendo do resultado de futuras negociações”, disse a companhia.
Em 25 de fevereiro, quando a Republic entrou com pedido de concordata, a empresa norte-americana tinha 24 aeronaves E175 na carteira de pedidos da Embraer, programadas para serem entregues entre 2016 e 2017. A Republic ainda está decidindo como vai gerir a futura operação das aeronaves da Embraer na frota e o recebimento de futuras entregas, segundo a fabricante brasileira
A receita líquida do quarto trimestre subiu 52 por cento, para 7,995 bilhões de reais, com a empresa favorecida no ano passado pelo avanço do dólar. Foram entregues 33 aeronaves comerciais e 45 executivas de outubro a dezembro, ante 30 aeronaves comerciais e 52 executivas no quarto trimestre do ano anterior.