Na manhã desta segunda-feira, 14/03, o secretário de Cultura e Turismo de Americana, Fernando Giuliani, visitou as obras de reforma do Observatório Municipal de Americana (OMA). A reconstrução entra em sua segunda fase, sendo finalizada a demolição das lajes que estavam condenadas.
???Já foi realizada metade da reconstrução. A parte mais complicada, que era a demolição, já foi executada. O andamento da reforma está sendo seguido à risca, o que deve cumprir o prazo até o final de junho para a reinauguração???, afirmou o chefe da pasta.
O OMA contará com sala de aula para implantação do sistema digital, sala de informática, biblioteca e sala administrativa. O local ganhará um novo acesso para o andar superior, com a construção de uma rampa de aproximadamente 20 metros de comprimento, saindo da pista de caminhada do Jardim Botânico. A nova cúpula será totalmente automatizada.
Outras novidades são as substituições de todas as janelas por vidros temperados e a visibilidade para os visitantes do Parque Ecológico com o sistema de iluminação externa de led. Giuliani também informou que o local ganhará banheiro para deficientes físicos, além da reforma do Museu do Tempo, localizado na parte externa do OMA.
Com o valor estimado em R$ 400 mil, a reforma do OMA, que teve início na primeira quinzena do mês de janeiro, está sendo custeada e executada pela empresa Santo André Empreendimentos. Essa reconstrução do Observatório Municipal computará pontos para a cidade de Americana no Programa Município VerdeAzul.