A difícil missão de filmar baleias com drone
Registrar baleias não é tarefa fácil, ainda mais quando as imagens ajudam na identificação e estudo científico dos gigantes cetáceos, o que requer detalhes de cada animal.
Em Santa Catarina as baleias-francas ficam durante o nosso inverno, onde amamentam e criam seus filhotes nos primeiros meses de vida.
“Sou voluntário do Instituto Australis que monitora as baleias-francas no Estado, e sempre que posso gravo com drone, a presença das gigantes”.
Nesses dois vídeos podemos ver, no primeiro, o trabalho de busca das baleias no imenso mar da Praia do Moçambique, em Florianópolis. E no segundo vídeo, as imagens editadas, com os closes possíveis, para estudos científicos. As imagens foram gravadas nos primeiros dias de Julho de 2023, e foram as primeiras em condições de identificar as baleias na Ilha de Santa Catarina.
Em busca das baleias: https://youtu.be/YhwuxX1vZ_c
Imagens editadas ajudam na identificação das baleias: https://youtu.be/YRpa87oSGqc
A identificação das baleias-francas se dá pelas calosidades na região da cabeça. São como impressões digitais. As imagens são cedidas ao ProFRANCA – Projeto Franca Austral, do Instituto Australis e também publicadas para o público na internet e liberadas para os veículos de comunicação que se interessam pela vida marinha.
LEIA+ Riscos da obesidade em cães e gatos
“É emocionante ver as baleias pela tela de comando do drone. De repente, na imensidão do mar, eis que a tela se enche por completo, normalmente com as mamães baleias e seus filhotes”.
Aqui temos uma playlist com imagens de algumas das baleias registradas em Santa Catarina nos anos anteriores.
Imagens: Ricardo Wegrzynovski
Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento