Em jogo sofrível, a Lusa suou muito para bater o lanterna União Barbarense, por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Canindé, em São Paulo, pela 13ª rodada. O União, está cada vez mais próximo do rebaixamento para a Série A3 do Paulista de 2018. O time soma apenas sete pontos, na lanterna. ?? justamente a metade dos pontos do Velo Clube, o primeiro fora da zona de descenso.
A Lusa começou a partida tocando bem a bola e acuando o União Barbarense no campo de defesa. Apesar deste domínio territorial, os donos da casa tiveram enormes dificuldades para superar a retranca adversária. A verdade é que a falta de qualidade fez total diferença.
Os times mostravam se esforçados, mas esbarravam nas próprias limitações técnicas. Um exemplo claro disso aconteceu aos 22 minutos, quando o meia Mateo Bustos protagonizou um lance bizarro. Ele escapou pela linha de fundo, mas escorregou sozinho e desperdiçou o lance.
A primeira chance real de gol aconteceu somente em uma jogada de bola parada aos 26 minutos. O meia Leandro Domingues cobrou escanteio na primeira trave e o atacante Bruno antecipou-se à marcação. Ele desviou de cabeça e a bola saiu com perigo para fora.
No intervalo, o técnico Estevam Soares fez duas modificações que mudaram a cara da Portuguesa. Ele sacou o volante Sandro Silva e o meia Mateo Bustos para a entrada do meia Bruno Xavier e do atacante Adílson. As alterações deixaram os donos da casa mais incisivos.
Logo aos seis minutos, assustou em cobrança de falta de Leandro Domingues. No minuto seguinte, enfim, chegou ao tão esperado gol. Bruno Xavier cobrou escanteio para a, ninguém marcou na segunda trave e o zagueiro Vinícius Gouveia, sozinho, cabeceou para as redes.
Mesmo com a vitória parcial, a Lusa continuou melhor e buscando mais o ataque. Foram duas boas chances aos 25 e aos 29 minutos. Primeiro, o volante Dinho pegou sobra na entrada da área e exigiu boa defesa do goleiro. Depois, Jeferson novamente salvou os visitantes, após Bruno Xavier avançar pela esquerda, cortar o zagueiro e chutar cruzado.
PR??XIMOS JOGO– Na próxima quarta-feira, às 20 horas, o União Barbarense recebe o Velo Clube, no mesmo dia e horário, no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara D’Oeste.