Terra – A Suipa (Sociedade União Internacional de Protetora dos Animais), relata que o número de cães abandonados chega a crescer cerca de 70% durante o período das férias escolares, piorando ainda mais uma situação já crítica.
Ainda segundo as informações divulgadas, a média mensal de animais abandonados que são resgatados pela Suipa, gira em torno de 28 – mas subiu para 95 no mês de novembro; e nos 10 primeiros dias de dezembro já somava 49 pets.
A principal motivação alegada para este alto índice são as mudanças de residência; entretanto, quem atua nas entidades que lutam pela proteção de animais crê que, na realidade, são as viagens de fim de ano que geram este cenário.
Mesmo com o alto número de manifestações contra o abandono e os maus-tratos de animais por todo o País – lembrando os futuros donos de pets a pensar bem se terão condições de cuidar do animal de maneira adequada e por um longo período ??? a situação segue grave; já que, em cada dez cachorros abandonados, apenas um consegue encontrar um novo lar.