A alta do dólar, que se manteve acima dos R$ 4 nesta quarta-feira (22), vai afetar o bolso dos consumidores na Região Metropolitana de Campinas. De acordo com o professor da Faculdade de Economia Paulo Ricardo Oliveira, responsável por estudos sobre Produção e Comércio Exterior no Observatório da PUC-Campinas, espera-se que os preços dos produtos finais subam em curto prazo.
???A indústria regional, que acumula déficits da balança comercial há 20 anos, é dependente das importações de insumos-chave para a produção local. A alteração no câmbio que poderia, de alguma forma, levar a substituição de fornecedores estrangeiros por nacionais, não ocorre, em razão da impossibilidade de atender a certos critérios de qualidade para muitos insumos. Com a alta do dólar, a importação se torna mais cara, aumenta os custos de produção e, consequentemente, o preço dos produtos que chegam ao consumidor???, analisou.
Este panorama acaba por minar, inclusive, o efeito positivo esperado da desvalorização do real nas exportações da região. Segundo o docente, com a elevação dos preços, o produto nacional perde competitividade externa. ???Assim, observa-se efeito nulo ou muito fraco no aumento das exportações???, concluiu Oliveira.