O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana iniciou nesta sexta as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), anunciadas ontem pelo prefeito Diego De Nadai (PSDB). A nova captação de água bruta no Rio Piracicaba e o sistema de esgotamento sanitário da Praia dos Namorados somam R$ 18 milhões em investimento.
A nova captação começou pela abertura de valas para a instalação de duas bombas anfíbias, com vazão de 350 litros/segundo e potência de 650 cavalos (cv) cada (etapa intermediária do projeto), que vão substituir as três bombas atuais em funcionamento, na captação I. Segundo a diretora geral do DAE, Claudete Alves Pereira, a estrutura da captação I está comprometida e será demolida para que a nova captação seja construída no local. ???As bombas anfíbias são modernas e muito potentes, isso manterá a captação e garantirá o abastecimento, enquanto a nova captação seja construída.???, explica.
A construção do sistema de esgoto na região da Praia dos Namorados começou pela orla com a demarcação do solo para a remoção do pavimento e abertura de vala para a instalação da tubulação de esgoto e extensão de rede.
De acordo com o diretor técnico do DAE, Rumoaldo José Kokol, com o sistema de esgotamento sanitário na Praia dos Namorados, Americana passa a ter mais de 99% de esgoto coletado. ???Americana está de parabéns pela iniciativa e pela coragem por começar uma nova obra de captação tão complexa e de grande importância para a população como um todo, com equipamentos modernos, que poucas cidades do mundo possuem???, ressalta.